Automação Não é Mecanização. Você sabe diferenciar?

qual a diferença entre a automação e mecanização hoje eu quero mostrar a você um detalhe muito importante esse detalhe sobre esse conceito que é muitas vezes é interpretado de maneira errada pelos profissionais mas antes a gente iniciar aqui eu quero te convidar a se inscrever em nosso canal e não se esqueça também de ativar a lewis hine 12 notificações de também ali o seu like o joinha do youtube é bom é muito importante pra gente.

Meu nome é Everton Morais aqui do portal Sala da Elétrica, e hoje eu quero que você entenda na verdade de uma vez por todas que automatizar um sistema não é mecanizar. Isso mesmo! Existe uma diferença muito grande entre automatizar e mecanizar um sistema ou um processo produtivo.

Com certeza você deve estar se perguntando sobre o que é mecanizar um processo. Eu também tive essa dúvidas por diversos momentos da minha carreira e descobrir que, muitas vezes que eu conversava com um profissional da área, com um aluno do curso Sala da Elétrica ou um especialista da área, na verdade, nós falávamos de não de automação em si, mas de mecanização.

Reduzir o tempo de produção?

Sabemos que, quando o assunto é reduzir o tempo na produção e otimizar o processo, que antes era realizado manualmente, o primeiro pensamento que vem a nossa mente é: temos que colocar uma máquina para fazer isso. Claro, é bom entender que o simples fato de substituir o trabalho manual ou a mão-de-obra por máquinas não é automática, devemos tomar muito cuidado quando nos referimos ao conceito de automação.

E não é por menos tá, porque muita gente ainda pensa que a automação é reduzir empregos, mão-de-obra e assim por diante. Não é nada disso! Vamos ver um exemplo: é sempre que é uma esteira que transporta uma peça de um local para o outro e assim eu possa ganhar tempo e eficiência no que se diz um simples transporte desta peça.

O difícil mesmo é conseguir fazer com que esta esteira seja capaz de ser sensível a esta peça, ou seja possa, detectá-la no momento em que essa está sendo colocada sobre a esteira e possa, por exemplo, destinar através do seu peso qual é o trajeto ou velocidade que deverá assumir ali no transporte. Essa peça e também em que momento a esteira deve parar ou diminuir a sua velocidade para acompanhar a produção dessa peça como um todo ou o deslocamento dessa peça como um todo.

Mecanização X Automação

Entendo que a mecanização é simplesmente trocar a ação do homem por máquinas e automação é criar, na verdade, um sistema inteligente onde máquinas e homens possam trabalhar em conjunto visando um melhor desempenho e garantindo melhor qualidade. Um processo ao trabalhar e também e não menos importante garantir ali uma satisfação do cliente final.

Mas o que é a automação? Então, automação depende de um sistema flexível e onde quanto mais flexível, teremos maior interação da automação tornando então mais inteligente e eficiente depende também de dispositivos elétricos.

Obviamente, eletrônicos e mecânicos e pneumáticos etc que se responsabilizarão pelo desempenho do processo e identificando as peças, garantindo a continuidade do processo, realizando acionamentos e interagindo com softwares muitas vezes. Eu poderia ficar anunciando aqui diversos exemplos, mas você já deve ter entendido.

Considere sempre que a automação acontece quando você garante que o sistema a máquina acionamento etc são sensitivas ao processo, de maneira a conseguir proporcionar uma melhor performance. Com isso, ela garante para o operador mais conforto, rapidez e, óbvio, na performance como um todo, claro.

Ele é excelente para a indústria, mais agilidade ou seja a velocidade na produção, uniformidade na posição já que elimina boa parte ali da intervenção humana dentro do processo como um todo e, é claro, mais lucratividade da empresa e, para o cliente final, mais qualidade, mais segurança em algumas situações e maior conforto.