Disjuntor motor para acionamento e proteção de motores elétricos
O disjuntor motor se trata de um dispositivo desenvolvido para manobra e proteção de motores elétricos no geral. Garantindo assim a integridade do motor contra correntes de sobrecarga e curto circuitos.
Função
O disjuntor motor possui a função de proteção e seccionamento, ou seja, ele possui a capacidade de interromper a passagem da corrente elétrica, quando ocorre uma sobrecarga. É muito interessante como acontece todo esse processo. O sinal enviado de alerta de sobrecarga é feito a partir do princípio da dilatação térmica das lâminas. Ao ocorrer um superaquecimento, as lâminas começam a se dilatar a ponto de romperem o circuito, acionando, assim, o desligamento do motor.
Vantagens
As principais vantagens de adquirir um disjuntor motor é que ele possui todas as características de um fusível. São elas: disparador térmico e contator. Ele realiza todas essas três funções, literalmente é a união de três em somente um equipamento. Ele possui proteção contra sobrecargas, contra curto circuito e serve para seccionamento, como já mencionado anteriormente.
Ele acaba tornando desnecessária a chave de ligação. Ele exerce a função de ligar e desligar no mesmo local. O seu regulador térmico possibilita a passagem de 6,3 até 10, ajustando desse modo o padrão de proteção do motor.
- Desempenho Contínuo: Os disjuntores em sua cadeia de produção são submetidos a testes diários e quando vendidos podem ser testados durante sua operação. Já os fusíveis não possuem esse privilégio e conforme o tempo vão degradando.
- Segurança: A grande maioria dos disjuntores possuem uma excepcional habilidade de suportar altas frequências de correntes elétricas.
- Custo e Benefício: Claramente o custo de um disjuntor é bem mais elevado que o de um fusível, mas quando se leva em consideração o custo total de instalação e manutenção, o disjuntor sai ganhando.
- Funcionalidade: Os disjuntores possuem sua funcionalidade estendida e permitem a coordenação com outros disjuntores.
Ajuste do Disjuntor
Na grande maioria das vezes é recomendado que a corrente do disjuntor motor seja ajustada para a mesma corrente do motor sobre sua proteção. Tendo em vista que a corrente do motor de partida é mais alta do que a de trabalho, realizando esse ajuste evitará que dispositivo desligue o circuito nas partidas.
Considerações Finais
Apesar da palavra disjuntor ser muito conhecida, a grande maioria das pessoas desconhecem sua finalidade e até mesmo sua cara. Acredito que pelo menos uma vez já tenha passado em sua cabeça questionamento como: “para que ele serve?” ou “por que existem vários modelos?”
Esperamos que com essas informações aqui passadas, tenha sido possível notar a importância desse dispositivo para os equipamentos elétricos. Nas muitas vezes, a importância desse dispositivo só se vem à mente quando se utiliza dele.
Podia não parecer, mas cada modelo e tipo existente é feito direcionado para uma finalidade. Por isso é de suma importância se ter conhecimento básico sobre essas coisas, pois conhecimento nunca é demais e nunca se sabe quando vai precisar.
Espero que tenham gostado das dicas aqui informadas e que tenha sido útil de alguma maneira. Até a próxima!
Veja aqui outros vídeos:
[sspostsincat category=”Mundo da Eletricidade”]
CURSO COMPLETO DE COMANDOS ELÉTRICOS
Domine Comandos Elétricos em até 2 meses
Sobre o Autor