Por que você NÃO LEVA CHOQUE NO BANHO já que a ÁGUA ENTRA EM CONTATO com a ELETRICIDADE?
Porque não levamos choque no banho se água está em contato com a eletricidade no resistor de aquecimento?
Uma pessoa só sentirá um choque elétrico se for percorrida por corrente elétrica de alguma intensidade, ou seja, em qualquer circunstância que haja uma diferença de potencial suficiente para estabelecer alguma corrente elétrica que percorra os tecidos do corpo pode haver choque elétrico.
No caso específico dos chuveiros, a diferença de potencial da rede elétrica estabelece uma corrente entre os terminais de seu próprio resistor de aquecimento, e não pela água, a qual possui uma resistência de muito maior valor que a do próprio resistor, logo a corrente que circula pela água é mínima.
Também existe um condutor interno no chuveiro que fica imerso na água (sem nenhum contato aparente) que serve para conduzir ao circuito de aterramento, qualquer fuga de corrente que circule pela água e quanto mais nos afastarmos do resistor de aquecimento, menor será a corrente que circula pela água.
Então:
– Por que uma bateria de 12 volts não nos “dá choque” quando tocamos os seus bornes?
R – Porque para que haja alguma corrente que implique risco para o nosso corpo é necessário uma diferença de potencial (voltagem ou tensão) muito maior – cerca de 50 volts pelo menos se estivermos com a pele seca e intacta.
– Por que um passarinho não leva choque quando pousa num fio de alta tensão?
R – Porque não há diferença de potencial sobre o seu corpo.
Como curiosidade veja a condutividade de alguns elementos:
Condutividade (siemens/metro)
Água Potável 0,005
Água do Mar 5,3
Cobre duro (fios de cobre comuns) 56,1
Nicromo 0,909 (material com que é feita a resistência dos chuveiros)
Pelos valores comparativos, vemos que a água é um mau condutor de eletricidade, não chegando a ser um isolante perfeito.
Fonte: Prof. Renato Machado de Brito/ UFRGS
CURSO COMPLETO DE COMANDOS ELÉTRICOS
Domine Comandos Elétricos em até 2 meses
Sobre o Autor
0 Comentários