CURSO COMPLETO DE COMANDOS ELÉTRICOS

Domine Comandos Elétricos em até 2 meses

Bit, Byte, Word, DWord importantes na Definição de variáveis no CLP

Bit, Byte, Word, DWord importantes na Definição de variáveis no CLP

Porque eu preciso conhecer o Bit, Byte, Word e DWord? Hoje o recado é rápido mas muito importante um aluno me fez esta pergunta e eu resolvi compartilhar com você Mas antes Dê iniciarmos aqui quero te convidar, a se inscrever aqui em nosso canal e não se esqueça Dê ativar ou sininho Dê notificações , Deixar também aqui ou seu like, ou joinha aqui do YouTube No momento em que você estiver realizando as programações de CLP, será inevitável que seja necessário seu conhecimento nos conceitos básicos de lógica e eletrônica digital

Mas calma que não é um bicho de 7 cabeças não, aliás, é bem simples Será comum você se deparar com situações onde onde, através da programação você terá que manipular um BIT, um Byte, uma Word ou uma DWord Mas o que são estes conceitos???? Bom, nós sabemos que quando falamos de binário, estamos associando a variação de zero (0) e Um (1) correto? Então, teremos o seguinte O Bit, é na verdade a variação de Zero (0) ou Um (1), que normalmente representa (ligado e desligado) acionamento ou desacionamento de um status ou um endereço Você também ira usar o conceito de Bit para manipular o valor de um Byte, uma Word ou DWord, mas calma lá vamos entender o que é estas outras.

Bom, o Bit então tem como valor 1 ou 0 correto?! Ficou claro aí, né? não é tão complicado assim Agoraaaa O Byte será na verdade um conjunto de 8 Bits associados, isso significa que, sabendo que cada um dos 8 Bits podem possuir duas variações (Zero ou Um) então podemos afirmar que o Byte pode representar até 256 números, estes números podem ser por exemplo, um valor interno no CLP ou mesmo um valor vindo de fora (do sistema produtivo, por exemplo) Lembrando que são 256 números mas que podem variar de 0 a 255, então o zero também conta ok?! Legal, vamos além então

depois do Byte nós temos a Word, que representará para nós 2 Bytes Se a Word representa 2 Bytes então sabemos que teremos alí 16 Bits correto? Lembra que um Byte são 8 Bits associados? Isso significa para nós que, utilizando uma Word você poderá representar até 65536 informações numéricas, de zero a 65535 ok? Por Último nós temos então a DWord, este D na frente significa Double, ou seja, DWord seria Double Word, logo, duas vezes a Word A DWord então é representada por 32 Bits e pode ser usada para expressar de zero a 4 bilhões 294 milhões 967 mil e 295 Mas Everton, porque eu preciso saber isso Relaxa, voê não precisa decorar nada disso, apenas entender estas grandezas no que se diz repeito a capacidade de “armazenamento” de informações Muitas vezes quando voc^çe manipula um dado externo ao CLP, por exemplo um valor decima de contagem, isso mesmo, imagina um contagem de peças Você vai presisar, de alguma maneira, armazenar estas informações no CLP E lá dentro, estes sinais não serão expressos em Decimal (pelo menos para este nosso exemplo não).

Então, você precisa saber por exemplom, qual o tipo de variável, de endereço, que deve armazenar este número de maneira que esta variável suporte a quantidade de peças que vai passar no processo (considerando este nosso exemplo ok!) Se você escolhe por exemplo um Byte para armazenar um número que pode chegar a 450, concorda comigo que se programa vai apresentar um problema? Como vimos no início do vídeo um Byte armazena um numeral de até 256 correto? Então guarda estas informações porque será importante para nossos próximos passos, os próximos vídeos ok? Vou te convidar também para baixar nosso material gratuito sobre CLP, é um E-book novo que vai te ajudar a entender bastante sobre os 3 Principais Conceitos do CLP Curta nosso vídeo e não esqueça de se inscrever aqui no Canal e se estiver no Facebook, curta nossa Fan Page Um forte abraço e até o próximo vídeo Tchau.

Tags: | |

CURSO COMPLETO DE COMANDOS ELÉTRICOS

Domine Comandos Elétricos em até 2 meses

Sobre o Autor