Como FURAR CERÂMICA e AZULEJO com FURADEIRA!
Acredito que esse seja um dos motivos das suas dores de cabeça: quem nunca tentou furar um azulejo e acabou trincando-o ou até mesmo quebrando? Pois é, não é uma tarefa fácil, mas não é impossível. Existem algumas dicas que vão te ajudar na hora de executar essa tarefa.
Dica 1 – Identificação
Antes de qualquer coisa é importante que você saiba com qual material você está trabalhando, se é um tipo de cerâmica, ardósia, porcelanato, azulejo, etc. Após a identificação será possível informar sua textura e rigidez. Normalmente esses exemplos citados acima apresentam uma superfície lisa e dura, o que por sua vez fará com que a broca tenha pouca aderência, aumentando assim o risco de escorregar o furo e danificar o material.
Dica 2 – Punção
Após ter feito a marcação do local onde será furado, será necessário usar a punção (bastão de metal com a ponta moldada) para dar um leve quebrada no esmalte da superfície. Dessa forma a broca poderá começar a iniciar o furo. Quando ocorre a quebra dessa resina a questão da aderência no local fica melhor, fazendo com que o furo seja preciso.
Acredito que a grande jogada é iniciar o furo sem utilizar o martelete com baixa rotação. Caso o material em questão seja mais resistente, como é o caso do concreto, será conveniente habilitar a função de martelete, isso evitará que o azulejo se quebre ou trinque.
Dica 3 – Truque da Fita
Antes de iniciar o procedimento, é recomendável que limpe bem a superfície na qual será furada, assim conseguirá identificar se existe alguma rachadura na área. Segundo passo, é importante que a broca escolhida seja a certa, pois dependendo do tipo de material, ela pode danifica-lo. Por isso vai algumas sugestões:
- Brocas de metal: utilizadas em materiais de alvenaria;
- Brocas de diamante: utilizadas para perfurar qualquer tipo de material rígido;
- Brocas com ponta de carboneto: utilizadas para perfurar vidro ou azulejos.
Depois de selecionadas as ferramentas necessárias, o ideal é que seja providenciado um óculos de segurança, caso o azulejo quebre ou algo do tipo. Agora, pegue uma fita adesiva e faça um X na área que deseja realizar o furo, isso fará com que aumente a aderência da ponta da broca com o azulejo.
Para que ocorra tudo da forma esperada, é preciso que tenha paciência e leveza na hora de realizar o furo, evite de aplicar muita pressão sobre a superfície. Esse procedimento pode levar em média de três a quatro minutos.
Considerações Finais
É sempre importante salientar que, caso se sinta inapto para realizar tal tarefa, peça ajuda de um profissional. Às vezes a escolha de ferramentas nas quais devem ser utilizadas, são feitas de maneira inadequada. E, por sua vez, isso acaba afetando o resultado final do trabalho.
VEJA TAMBÉM ESSES VÍDEOS:
[sspostsincat category=”Dicas para Eletricistas”]
CURSO COMPLETO DE COMANDOS ELÉTRICOS
Domine Comandos Elétricos em até 2 meses
Sobre o Autor