COMO instalar DPS
Em alguns artigos já foi abordado assuntos referentes aos dispositivos de proteção contra surtos, que são mais conhecidos como DPS. Um surto elétrico pode ocasionar a queima de diversos aparelhos eletrônicos. Devido a isso esse tema foi escolhido em parceria com SIEMENS. Um surto elétrico pode ocorrer devido aos raios que podem vim a cair em uma rede elétrica, partida de grandes motores elétricos, e diversas outras anomalias. Devido a esse e outros motivos é que se deve utilizar sempre um DPS .
Funcionamento e Características
Deve-se entender quais as classes e aplicações de um DPS. Existem três classes de dispositivos de proteção contra surto, que são: classe I, classe II e classe III.
Os DPS`s de Classe I são os dispositivos utilizados na proteção contra os efeitos das descargas diretas, então a sua instalação é realizada no ponto de entrada da instalação, é o mais robusto em relação à capacidade de descarga. Mas, nem sempre é necessário utilizar o DPS classe I, ele só é necessário em alguns casos quando o imóvel está claramente sujeito a descarga diretas, como prédios, imóveis isolados, sítios fazendas e etc.
LEIA TAMBÉM: PARA RAIO e DPS são obrigatórios?
Os DPS`s Classe II são os dispositivos adequados para a proteção contra os efeitos das descargas indiretas, então a sua instalação normalmente é feita no quadro de distribuição, é o mais utilizado em residências e pequenos imóveis comerciais, trabalhando como complemento aos modelos classe I, ou ainda na prevenção contra sobretensões de manobra.
Os DPS`s Classe III são os dispositivos instalados para uma proteção complementar e eles são usados em níveis internos de proteção, sendo instalados próximos aos equipamentos para garantir uma proteção ainda maior. É importante destacar que pelo fato da corrente nominal ser mais elevada, isso proporciona uma margem maior de segurança e uma vida útil muito mais longa. Enquanto a corrente máxima representa o valor máximo de um impulso de corrente que o dispositivo pode funcionar com segurança.
Instalação
Existem somente duas maneiras de realizar a ligação do DPS, a ligação em série e a ligação em paralelo. Na ligação em série, o DPS está protegido por meio do dispositivo de proteção instalado no quadro de distribuição em série com o DPS. No caso de sobrecarga no DPS, o dispositivo de proteção dispara desligando toda a instalação. Este dispositivo de proteção pode ser fusível. Mas, na ligação em paralelo, o DPS pode ser protegido por meio do dispositivo de proteção instalado no cabo de conexão do DPS. Dessa maneira quando o dispositivo de proteção entrar em ação, apenas o circuito protegido é desligado e o resto da instalação continua energizada.
Espero que tenham gostado das dicas de hoje. Até a próxima!
CURSO COMPLETO DE COMANDOS ELÉTRICOS
Domine Comandos Elétricos em até 2 meses
Sobre o Autor