Disjuntor DESLIGADO e PASSA CORRENTE. Defeito? ?
Muitas vezes por mais que o disjuntor esteja desligado, pode acontecer que as tomadas continuem energizadas. Para um melhor entendimento vamos considerar uma situação hipotética: digamos que uma instalação com disjuntor geral desligado e todas as tomadas estejam energizadas. Nesse tipo de situação, possuem três justificativas.
- Você pode desligar o disjuntor, mas os contatos internos estão colados e ele continua permitindo a passagem de tensão;
- Quando ocorre um curto em contatores, é comum que os contatos se colem e isso também pode ocorrer em disjuntores. Existem casos que os contatos ficam tão colados que o botão de desligar o disjuntor fica travado;
- E tem casos que os contatos se desprendem do mecanismo e fica parecendo que você está ligando e desligando normalmente.
Nesses casos continua chegando fase na tomada, por mais que o disjuntor esteja desligado. Utilizando um detector de tensão, será facilmente indicado a fase, mas se utilizar um multímetro não irá aparecer tensão, tendo em vista que o neutro está seccionado. A fase pode ter sido originada antes do disjuntor geral, e como o neutro não é seccionado pelo disjuntor, vai haver um neutro e a tensão chegará nesta tomada por causa dessa ligação errada.
Espero que tenha sanado as dúvidas relacionadas ao tema de hoje. Até a próxima!
CURSO COMPLETO DE COMANDOS ELÉTRICOS
Domine Comandos Elétricos em até 2 meses
Sobre o Autor