Disjuntor em QDC é obrigatório?
Quando o assunto é disjuntor muitas pessoas se perguntam se existe alguma norma ou se pode substituir um modelo por outro. Ultimamente, tem havido alguns questionamentos sobre a suposta obrigatoriedade em utilizar o disjuntor no QDC (Quadro de Distribuição de Circuitos). A melhor forma de sanar essa dúvida é analisando a norma NBR5410.
Em alguns pontos da norma citada acima, são mencionadas três tipos de proteção obrigatórias para residências, com a finalidade de proteger contra choques elétricos, curto circuito e corrente de sobrecarga. Existe dispositivos chamados DR, eles são responsáveis por proteger o sistema contra todo e qualquer choque elétrico detectado. Os disjuntores termomagnéticos protegem contra a corrente de sobrecarga e a corrente de curto circuito. Em algumas disposições do NR falam sobre os seguintes assuntos.
- 331– Nomeia alguns dispositivos capazes de promover simultaneamente proteção contra correntes de sobrecarga e contra correntes de curto circuito.
- 332– Trata dos dispositivos que promovem proteção apenas contra correntes de sobrecarga.
- 533– Trata dos dispositivos capazes de fornecer apenas proteção contra corrente de curto circuito.
De maneira geral a NR respalda a importância da utilização de dispositivos que assegurem a segurança contra sobrecarga em qualquer ponto passível de uma mudança e que configure em uma redução do valor da capacidade de condução da corrente elétrica dos condutores. Quando se utiliza o termo “mudança” entende-se por ligação em barramento, mudança de bitola de cabo e entre outros modos.
Corrente de Curto Circuito
Quando se trata de uma corrente de curto circuito, o único momento em que é possível a dispensa do disjuntor geral no QDC, que exerceria o papel de proteger contra a corrente de sobrecarga e a corrente de curto circuito seria o disjuntor do medidor, possuindo assim as duas proteções, térmica e magnética. E ainda assim atender ao mesmo tempo a uma distância máxima de três metros entre o medidor e QDS, como possui explicado no item 53 da NR citada acima.
Portanto, os QDC’s precisam possuir um disjuntor geral e o dispositivo DR, para garantir as três condições previstas para assegurar a proteção, com a única exceção, se o disjuntor a montante (no caso o disjuntor do medidor) possuir as duas proteções, proteção térmica e magnética e estando a menos de três metros do QDC.
A grande maioria dos profissionais se questionam bastante a respeito desse tema, mas é quase que unânime ao dizer que todos os QDC’s devem possuir um disjuntor geral, pois dessa forma a segurança será 100% garantida. Bem, espero que tenham gostado das dicas de hoje. Até a próxima!
CURSO COMPLETO DE COMANDOS ELÉTRICOS
Domine Comandos Elétricos em até 2 meses
Sobre o Autor